Notícias

2010
DEZ.NOV.OUT.SET.AGO.JUL.JUN.MAI.ABR.MAR.FEV.JAN.

2009
DEZ.NOV.OUT.SET.AGO.


06/05/2010 - TRABALHO DE CAMPO EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Recentemente, as circunstâncias climáticas que abalaram o patrimônio histórico e a dinâmica social de São Luiz do Paraitinga, de maneira dramática, nos mobilizaram tanto em relação à solidariedade que pode ser prestada à reconstrução da cidade, quanto à possibilidade de estudos e reflexões que o fenômeno proporciona.

No início desse ano, as chuvas alagaram quase toda a cidade e cerca de 80% dos imóveis tombados pelo Condephaat. Suas igrejas tipológicas, a matriz de São Luiz de Tolosa e a capela das Mercês, vieram abaixo. Ao imenso prejuízo histórico somam-se os danos materiais: praticamente toda a população da cidade, de 10.500 habitantes, foi afetada pelos alagamentos e muitos ainda não conseguiram retornar para suas casas. As escolas municipais foram muito prejudicadas.

O desastre que envolveu São Luiz expressou um sintoma do desequilíbrio ambiental que experimentamos de maneira mais ampla e que os jornais estão a noticiar com recorrência. Isso já é motivo para muitas discussões com alunos sobre o modelo de desenvolvimento global que ainda é predominante e seus desdobramentos, em curto e médio prazo.

Além disso, São Luiz do Paraitinga, em particular, constitui um acervo fundamental para a conservação de camadas significativas da memória coletiva de nosso país. Desde 1982, há o reconhecimento oficial do valor desse acervo e ações para sua preservação.

O movimento de reconstrução de São Luiz tem recebido apoio e incentivo de diferentes instituições governamentais e da iniciativa privada.Optamos por fazer parte desse movimento. Além do cumprimento de nossa responsabilidade social, esse engajamento possibilita ações educativas variadas.

Aguardávamos o momento de maior conveniência e segurança para ir com alunos ao local.
Agora nos organizamos para tal e obtivemos a confirmação de que existe infra-estrutura na cidade que permite a acomodação de nossos alunos, sem causar maiores transtornos para a população e para os trabalhos de reconstrução. Planejamos, portanto, a saída para o dia 19/05, ocasião em que a cidade realiza sua tradicional Festa do Divino.


O contato com a determinação dos “luizenses” para superar a crise vivida, a sensibilização dos alunos para as ações solidárias, a participação deles no levantamento da cultura local – oportunidade de reafirmar para os próprios moradores sua importância como portadores de elementos singulares da cultura popular – são alguns objetivos que temos para o trabalho de campo que propomos naquela cidade.

De maneira específica, a disciplina de História que, nesse momento, aborda com os alunos o trabalho de arqueólogos no levantamento de índices do vivido terá a possibilidade de apresentar aos alunos um canteiro de restauração. Em Geografia, características do relevo da região, ocupação não planejada do espaço seus recursos fluviais e a alteração de comportamento do rio, importantíssimo para a vida da cidade e que nesse momento protagonizou a destruição trágica constituirão outro foco de estudo.

Para essas atividades, estarão com os alunos os professores diretamente envolvidos no trabalho e a coordenadora Teresa de Oliveira Lima. O Núcleo Interagir, formado por alunos do Ensino Médio e orientado pelo Coordenador Ricardo Francisco, também acompanhará os alunos do 6º ano, como monitores.

Na cidade, seremos acolhidos por diferentes pessoas que nos apresentarão o espaço, com previsão de um encontro com alunos e professora de uma escola da cidade. Faremos uma parada para almoço, em restaurante local.

Para que possamos realizar as diversas atividades com tranqüilidade, sairemos da escola às 6h e o retorno está previsto para as 20hs.


O curto tempo entre esse comunicado e a realização do estudo se justifica pela necessidade de equacionamento de muitas variáveis que não estão sob o controle da escola e a oportunidade especial de acompanhar as preparações da Festa do Divino – momento em que a festividade ajuda a suportar melhor as perdas sofridas.

Contamos com a compreensão e adesão de todos e estamos à disposição para novos esclarecimentos, se necessário.

Maria Teresa O. Lima
Coordenação


ANTES


DEPOIS


Compartilhe: Twitter Facebook Orkut Google