some text
some text

Registro retrospectivo do trabalho realizado durante a quarentena

Clique aqui.

A Filosofia no Fundamental II no Colégio São Domingos.

Colocar o pensamento em movimento. Promover a poesia e a reflexão.
A filosofia como um modo de existência, um gesto de beleza, resistência, perseverança e invenção.
Queremos que os estudantes naveguem com autonomia e paixão por universos e galáxias de incertezas, dúvidas e indagações, visando acima de tudo sustentar o tecido fino e frágil da vida.
Perceber, conhecer e considerar diferentes perspectivas sociais e políticas tem sido o movimento dos estudos filosóficos na escola, do Fundamental I até o Ensino Médio.
"Outras formas de viver” é o tema abrangente das intenções filosóficas do Fundamental II. Do sexto ao nono ano essa perspectiva orienta as pesquisas, as investigações e as atividades realizadas pelos estudantes.
Através de textos, filmes, poesias e canções, ensaiamos contatos com pensadores do ocidente e do oriente de diferentes tempos e contextos.

Sexto ano
Através das ideias de Sêneca, Platão, Sócrates, Epicuro, Buda, os estudantes são convidados a pensar problemas contemporâneos.
A leitura de trechos da República de Platão, possibilita às alunas e aos alunos do sexto ano o contato com um texto clássico de filosofia e com questões, próprias do mundo grego, que podem ser atualizadas para que possamos refletir sobre a nossa sociedade.
O Mito da Caverna, metáfora do fazer filosófico, propõe uma reflexão sobre o que é o conhecimento e o modo como ele se vincula às relações sociais, com destaque à ética que precisa orientar a vida em sociedade.

Sétimo ano
Começamos o ano refletindo sobre a beleza das metáforas e para onde elas podem nos transportar. Lemos o lindo texto de Sêneca sobre a brevidade da vida, refletimos sobre a unidade dos contrários e o eterno fluir das águas do rio presentes no pensamento do pré-socrático Heráclito. A Condição Humana, de Hannah Arendt, A Desobediência Civil e a Vida nos Bosques, textos do filósofo Thoreau, a vida e o pensamento de Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela completam o percurso no sétimo ano.

Oitavo ano
Ouvir as ‘’Vozes das mulheres pretas’’ com os participantes dos oitavos anos cria espaço para uma reflexão a respeito de diversos aspectos da nossa sociedade. Convidamos, portanto, Elza Soares, Billie Holiday, Clara Nunes, Arminda do conto ‘’Pai contra Mãe'', bell hooks, Angela Davis, Bibiana e Belonisia de ‘’Torto Arado’’ para uma conversa sobre ser mulher e ser preta no Brasil, nos E.U.A e no mundo.

Nono ano
Depois de passar por todas essas experiências sociais de conhecimento, chegamos ao 9º ano querendo refletir sobre o significado pessoal e social de habitar um mundo em que as tecnologias passaram a ser as mediadoras da vida em sociedade. A relação com as inteligências artificiais e as mudanças psicológicas e comportamentais implicadas nisso, é tema de questionamentos e pesquisas. Asimov, Marx, Yuk Hui, Spielberg, Byung-Chul Han, Adorno e Benjamin frequentam as aulas nos oferecendo suas perspectivas para os debates, tocantes por implicar em um olhar para a própria vida ‘’tecnologizada’’.

Potência da experiência - Núcleo de Artes

O que é experiência na vivência da escola? Jorge Larrosa Bondía ( 2002) afirma que a experiência não é aquilo que passa por nós, mas aquilo que se passa em nós. Para isso precisamos de tempo, precisamos poder nos lançar nas diversidades das linguagens, poder escolher, e poder/ querer ser protagonista. É por esse viés que trabalha o Núcleo de Artes do Colégio São Domingos promovendo o trânsito entre diferentes linguagens artísticas oferecidas aos estudantes do Ensino Fundamental II: Artes Visuais, Dança, Cinema, Teatro e Música.

Propomos conexões e saberes tecidos em redes. As disciplinas colocam-se em diálogo, produzindo sentidos sobre o campo do conhecimento sensível. O projeto visa alargar as habilidades técnicas-artísticas e desenvolver nos estudantes uma leitura crítica e poética sobre a realidade.

Corpo, mente, beleza e produção de subjetividades são características pertencentes aos alunos que passam pelo curso permitindo experienciar inscrições em si e no mundo.

Assista aqui.

Grupo de Estudos Especiais (GEE)

O Grupo de Estudos Especiais (GEE) é um projeto de matemática com os 6ºs e 7ºs anos. No grupo, alguns alunos se reúnem para explorar outros temas à sua escolha - arquitetura, concepções de tempo, raíz quadrada, símbolos matemáticos. Após a fase das pesquisas, que são feitas de maneira autônoma e guiada pela professora Rita, os alunos apresentam suas investigações para o resto da turma e para outras turmas, elaborando atividades, exercícios e caminhos de investigação para que toda a sala trilhe junto.

Tutoria e Orientação de Estudos (OE)

Os(as) professores(as) tutores(as) assumem funções específicas junto ao grupo de alunos(as) de determinado ano, atuando em parceria com a Coordenação no trabalho de gestão das questões próprias de cada classe. Eles(as) realizam os atendimentos com cada aluno e aluna da série e seus familiares, a fim de mediar e integrar pais e responsáveis na rotina escolar de seus filhos(as). As demandas são singulares e desta maneira se busca dissolver problemas, dificuldades, dúvidas e realizar um trabalho conjunto entre família e escola.

Os(as) professores(as) tutores(as) ainda são responsáveis por observar as necessidades de cada turma, propor estratégias para os diferentes alunos e alunas para que seja transmitido para o restante da equipe docente e o trabalho seja mais assertivo.

Dos 6° aos 9° anos, a carga horária sofre alterações e semanalmente os alunos e alunas possuem as aulas de Orientação de Estudos ministrada pelo professor(a) tutor(a) da série. Além de apresentar um caráter didático (como organização da rotina do estudante, técnicas de estudo, registro, entre outros), abordam temáticas relevantes para o coletivo de alunos(as). Cada série do Ensino Fundamental II tem demandas específicas e cabe ao(a) tutor(a) utilizar este momento para auxiliar e trazer novos desafios à turma. O(a) tutor(a) tem a função de oferecer orientações pontuais frente às questões organizacionais e promover discussões relevantes para que o ambiente de aprendizagem seja estimulante e harmônico. Além disso, acompanha o processo educativo de um grupo mais restrito de alunos, facilita a integração, a recepção dos novos integrantes na turma, fomentando a sua participação nas diversas atividades, aconselhando e orientando no estudo e nas tarefas escolares. Desta forma, está atento às dificuldades de aprendizagem, para propor, sempre que necessário, adaptações curriculares, em colaboração com os outros(as) professores(as), coordenação e profissionais especialistas. O (a) tutor (a) promove atitudes proativas, ajudando os alunos e alunas a se expressarem, definirem objetivos pessoais, a se auto avaliarem de forma realista e a serem capazes de valorizar e ter empatia por seus colegas. 

É neste fazer cotidiano que os alunos e alunas exercitam sua organização, técnica de estudo, registro de autoria e podem fazer os ajustes necessários, em busca de suas melhoras individuais.

Neste espaço também ocorrem momentos em que as relações entre os alunos e alunas e, destes com o conhecimento são abordadas. Temas como gestão do grupo, suas relações, práticas, procedimentos coletivos, são discutidos entre os(as) tutores(as) e coordenação na busca de alternativas para uma educação cada vez mais colaborativa, de um olhar coletivo para a construção de um ambiente produtivo e harmônico. São ainda debatidas situações pontuais, sempre na perspectiva de Neste espaço também ocorrem momentos em que as relações entre os alunos e alunas e, destes com o conhecimento são abordadas. Temas como gestão do grupo, suas relações, práticas, procedimentos coletivos, são discutidos entre os(as) tutores(as) e coordenação na busca de alternativas para uma educação cada vez ajudar os alunos e alunas a “alçarem voos” e tomarem nas mãos seu processo de aprendizagem.

Monitoria de inglês

Este trabalho que já acontece há muitos anos no colégio conta com alunos - monitores muito comprometidos e dedicados que acompanham estudantes de diferentes séries e segmentos que apresentam alguma dificuldade na disciplina.

Contamos com mais de vinte monitores que se dedicam a estudar semanalmente, em sessões de 50 minutos, com todos que quiserem um apoio extra.
O projeto destaca um monitor voluntário para cada aluno indicado pela professora que, por sua vez, oferece o suporte pedagógico necessário aos monitores (encontros, material, orientações). Os horários de estudo são acertados entre o monitor e o aluno e ocorrem semanalmente no período inverso às aulas, sendo a frequência acompanhada pela secretaria.

Para acessar as listas de materiais 2024 clique nos links abaixo:

6° anos
 
7° anos
 
8° anos
 
9° anos

 

 

Direção Pedagógica
Luís Fernando Weffort
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadora Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano:
Roberta Jung Marcon
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Auxiliares da Coordenação:
Giovana Silva Benício
Júlia Marin Sekine

Educadores específicos dos 6ºs ao 9ºs anos:

  • Alvaro José Camargo Vieira - Filosofia 8ºs e 9ºs anos
  • Augusto de Salvo Russo – História 7ºs anos
  • Ingrid Godoy - Educação Física 9ºs anos
  • Carlos Barmak - Filosofia 6ºs
  • Eloise Janczur Guazzelli - Artes Plásticas 6ºs aos 9ºs anos
  • Fabiana Bomfim - Matemática 8ºs e 9ºs anos
  • Pamela Amy - Dança 6ºs aos 9ºs anos
  • Katharina De Lacquila Carrara Cotrim – Língua Portuguesa 6ºA
  • Fernanda Soares - Geografia 7ºs, 8ºs e 9ºs anos
  • Lara Zaramella - Espanhol 8ºs e 9ºs anos
  • Gustavo Prado Idelbrando Curado - Teatro 6ºs aos 9ºs anos
  • Joana Marques Ribeiro - Língua Portuguesa 6°B, 8ºA e 9ºs anos
  • Karla Samire Bocchi - Ciências 9ºs anos
  • Katia Pellicci - Língua Portuguesa 6ºs anos C e 8ºs anos B e C
  • Igor Augusto Leite - Língua Portuguesa 7ºs anos
  • Mariana Lazzari – História 6ºs anos
  • Marina Dias Fragoso - Ciências 6ºs, 7ºs e 8ºs (tutora 7°ano / OE)
  • Micael Lazaro Z. Guimarães - História 8ºs e 9ºs anos
  • Miriam Bacha Miranda Barbosa – Inglês 6ºs aos 9ºs anos
  • Monica Huambo - Música 6ºs e 7ºs anos
  • Nelson Neto - Educação Física 6ºs, 7ºs anos e 8°s
  • Rafael Florencio da Silva - Geografia 6ºs anos
  • Rita de Cássia Pereira Vianna - Matemática 6ºs e 7ºs anos
  • Rivanildo do Nascimento - Cinema 6ºs aos 9ºs anos, Filosofia 7ºs e Projeto 8°s
  • Wagner Dias dos Santos – Música 8ºs e 9ºs anos

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ousar Educar no Ensino Médio

Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando  Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Ousar Educar no Ensino Médio

Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando  Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.