some text
some text

Nossos agrupamentos possuem uma rotina diária diversificada, que trabalha com o equilíbrio das diferentes linguagens e enfoca de forma enredada as múltiplas áreas do conhecimento.

infantil 0004 2019

O ano letivo se inicia pela adaptação - processo cuidadosamente pensado para garantir que cada um dos alunos que chegam ao Colégio São Domingos pela primeira vez possam se sentir em segurança, à vontade, motivados a retornar no próximo dia.

Aos poucos, as diversas atividades de nossa rotina vão garantindo que a adaptação aconteça de maneira tranquila. As crianças têm a oportunidade de envolver-se cada vez mais com as propostas, com os espaços, com os professores e novos colegas.

infantil 0005 2019

E por falar em rotina, dentre as atividades que dela fazem parte estão: 

Cantinhos

Os cantinhos mudam diariamente e envolvem brincadeiras de faz de conta, jogos, construções com diferentes objetos etc. Permitem autonomia de escolha no que se refere a com quem, do que e em que momento brincar. 

infantil 0006 2019

infantil 0007 2019

Roda

Neste momento, é hora de organizarmos o dia, marcar o calendário e garantir uma  estrutura ou regularidade ao nosso aluno na escola.  Iniciamos com o sorteio do ajudante do dia, a marcação do calendário, estruturando a ordem do que acontecerá; por fim, as crianças contam e/ou mostram eventuais novidades. Nessa atividade, é possível perceber o interesse e a postura investigativa dos grupos, seja pelas letras, pelamarcação do calendário, pelas histórias. 

infantil 0008 2019

Parque

Para as crianças menores, todos os dias se iniciam no Parque, no tanque de areia ou no Brinquedão. É quando acontece a recepção e a acolhida, garantida no espaço livre.  Contudo, outros momentos de parque livre também ocorrem, mas desta vez em parceria com os outros agrupamentos.  Os momentos de parque abarcam o lúdico, a possibilidade de socializar e, também, em alguns momentos, o desenvolvimento motor (exemplos: pular corda, brincar de trilha etc.)

infantil 0009 2019

infantil 0010 2019

infantil 0011 2019

Biblioteca

Ao chegarmos lá, fazem uma roda em que alguns contam sobre o livro que levaram para casa, a parte que mais gostaram, se recomendam ou não para os amigos. Escutam as sugestões do dia e escolhem minuciosamente o livro para casa. 

Além do empréstimo de livros e socialização de leituras, temos também a oportunidade de ir à biblioteca com a tarefa de conhecer um pouco mais sobre os assuntos tratados nos projetos investigativos. 

infantil 0012 2019

Atividade plástica

Pode ser uma pintura, uma experiência com as cores e tintas, uma atividade com massinha, de recorte e colagem, um desenho livre ou com tema proposto, utilizando diferentes tipos, tamanhos e texturas de papéis, com ou sem interferência. Assim, nossas crianças vão conhecendo diversos tipos de riscadores (canetinha, giz de cera, giz de lousa, lápis de cor, pincel, brochinha, tinta guache, cola com anilina etc).

infantil 0013 2019

infantil 0014 2019

infantil 0015 2019

Roda de história

Última atividade do dia. Cada professora tem a sua forma de introduzi-la: algumas utilizam uma música própria, que garante um momento inicial de concentração para, em seguida, contar a história. Outras, estruturam o espaço com almofadas para criar ambientação para este encontro. Ainda temos outras rodas que são propostas com diferentes contornos - uma vela no meio da classe, um tapete para todos sentarem e se aproximarem e outros recursos. 

infantil 0016 2019

Mediação de leitura

A contação de histórias nas rodas acontecem todos os dias. Elas estão na base da formação das crianças como leitoras, mesmo antes de dominarem os códigos formais de leitura e escrita. Os educadores fazem a função de mediadores entre o que as crianças são capazes de entender sozinhas e os códigos que ainda desconhecem. Com isso, introduzimos a cultura letrada no repertório delas, estimulamos a imaginação, renovamos vocabulários, trabalhamos sentimentos e  exercitamos a oralidade.

infantil 0017 2019

Culinária

Com a culinária é possível trabalhar o cuidado com a higiene ao se manipular os alimentos, bem como abarcar alguns conhecimentos matemáticos, dentre eles, a necessidade de medir corretamente cada ingrediente, calcular o dobro ou a metade da receita, misturar elementos e observar o seu processo e produto, o  trabalho com grandezas e medidas convencionais ou construídas pelo grupo e outras ricas experimentações.

infantil 0018 2019

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

CAC e Barulho Bom 2024

 O Grupo VIVER é uma empresa especializada na organização e administração de atividades esportivas e recreativas, focada no atendimento de grupos escolares.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

CAC e Barulho Bom 2024

 O Grupo VIVER é uma empresa especializada na organização e administração de atividades esportivas e recreativas, focada no atendimento de grupos escolares.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.