O funcional, o Belo e a Filosofia

 Alunos e educadores usam a Cidade Universitária como fonte de investigação

    O Colégio ao incentivar incursões por São Paulo, tenta fazer com que a pesquisa iniciada em sala de aula se amplie pelo contato com as pessoas, com a organização espacial e com as narrativas sobre a cidade; o que, muitas vezes, propicia experiências inusitadas e novas perspectivas sobre o lugar em que transitamos e habitamos.

   Com essa intenção, dez alunos do nono ano, o inspetor de alunos Washington e dois professores Camila e Álvaro foram à Cidade Universitária para uma pesquisa sobre a organização espacial e a arquitetura do campus da USP, uma vez que estudam a modernidade com as suas contradições. Nesse deslocamento, fizemos uma parada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH – para conversarmos com o Professor Oliver Tolle do Departamento de Estética, que aceitou generosamente o convite para uma conversa com os alunos sobre a atualidade da filosofia, a importância dela na escola e sobre a necessidade do belo em nossas vidas. O Professor se mostrou admirado com o interesse dos alunos pela filosofia e pelo teor da conversa. Isabel quis saber se a arquitetura pode ser considerada arte, pois tinha dúvidas se a arte poderia ser funcional; Ulisses perguntou sobre as contradições apontadas por Marx no pensamento de Hegel; Miguel quis saber sobre o modo como a filosofia se relaciona com outras esferas do conhecimento, se a filosofia consegue ir além da crítica.... Impressionado, o Professor Tolle confessou a sua surpresa com a importância das questões levantadas e o seu desejo de que alguns de nossos alunos fossem estudar na FFLCH. É preciso destacar nessa visita a participação do inspetor Washington, em postura educativa, com observações interessantes sobre a importância da arte e da universidade para a geração de conhecimento.

     Finalizamos a pesquisa no campus com uma reflexão sobre a arquitetura do prédio da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP). Os alunos consideraram arrojadas e belas as rampas e o design do prédio. Ali ficou evidenciado o modo equilibrado de como a funcionalidade pode se relacionar com a beleza.

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah