some text
some text

Projetos de Investigação Interséries

Os Projetos de Investigação Interséries são atividades oferecidas aos estudantes do Ensino Médio dentro da matriz curricular como disciplinas obrigatórias, porém eletivas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar projetos de pesquisa de natureza investigativa em áreas de seu interesse, propicia-lhes também a possibilidade de eleger os componentes curriculares de seu histórico escolar.


A desenvoltura para articular conhecimentos e produzir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida a partir do exercício da investigação. Nesta perspectiva, e em consonância com as demais inciativas pedagógicas do Colégio, a ideia dos projetos de investigação é propor aos alunos problemas (complexos) que desafiam a divisão do conhecimento por áreas e requerem o agenciamento, a produção e o compartilhamento de saberes. A diferença específica é que nas aulas de Projeto os alunos não estão divididos por série, mas por interesse. E, portanto, os temas/problemas de investigação propostos não estão (necessariamente) vinculados aos conteúdos (e projetos) específicos das séries, o que permite aos nossos professores (e alunos) a possibilidade de propor questões e investigar assuntos que, na maioria das vezes, estão muito distantes da esfera do currículo escolar (stricto sensu).

No Ensino Médio, os projetos são planejados e realizados em módulos semestrais. Clique nos títulos abaixo para ver os projetos em curso neste semestre (2024 | 1):

1. Quando a ciência se mete na cozinha (Alaide Souza e Bruna Alves)

2. Olhares sobre a cidade: arquitetura e arte urbana (Priscilla Nannini)


3. Canteiro de obras: laboratório de canção brasileira (Joniel Veras e Wagner Silva)


4. Uma questão de bom s(c)enso: uma janela para olhar o mundo (Margarete Hungria e Laíssa Ferreira)


5. De quem é a vez? Jogos de tabuleiro e suas mecânicas – competição e cooperação (Rui Leon e Luis Felipe)


6. Narrativas do vir a ser: representações da juventude no cinema (Aína Cruz e Riva Nascimento)


7. Dança: improviso, coreografia e composição (Ana Medeiros)


8. Parkour: a arte do deslocamento (Danilo Alves)

Veja alguns vídeos-documentários produzidos a partir de projetos realizados no EM do Colégio:

https://youtu.be/gN8vdvYOUI0

https://youtu.be/Pi8fmLcXmdY

https://www.youtube.com/watch?v=eRBHJokPCZs

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.