some text
some text

Crucial para o desdobramento prático dos propósitos educativos defendidos pelo Colégio São Domingos é a adoção da investigação como método de aprendizagem. Para que haja um processo verdadeiramente investigativo é necessário que os problemas não estejam resolvidos de antemão, nem as questões respondidas a priori, caso contrário, torna-se um mero artifício retórico para a confirmação de um saber que já se tinha como certo antes mesmo da investigação ser concluída. Esta suspenção da certeza nos convida a ensaiar o pensamento, a especular ideias, a confrontar hipóteses e... a andar por sendas desconhecidas. E, na condição de educadores, é este o ponto que nos interessa.

É dentro desta perspectiva que temos nos lançado, com grande ousadia, aos estudos de meio. Não para constatar ou comprovar in loco as notícias que nos chegam de livros e revistas especializados, mas para ampliar e problematizar, com os dados da experiência, as discussões históricas, científicas, estéticas e filosóficas que os temas investigados ensejam.

Isto faz com que o nosso propósito de ir a campo ganhe, por um lado, maior dinamismo e autenticidade e, por outro, marca o acento que queremos dar à investigação em detrimento do ensino das coisas conhecidas

Clique nos links abaixo para ver alguns vídeos-documentários realizados a partir de nossos estudos de meio:

Veja, abaixo, alguns dos estudos de campo realizados nos últimos anos:

  • 2019 – Foz do Iguaçu (Br); Ciudad del Este, Trinidad e Posadas (Pa); San Ignácio e Puerto Iguazu (Ar)
    Américas | fronteiras e travessias (2ªsérie) 2019 – Lençóis Maranhenses (MA) Projeto de Investigação | Dandô – caminhada e percepção de mundo
  • 2019 – Recife e Olinda (PE) A invenção do Brasil | Recife & Olinda: paisagens, religiosidades e ofícios (1ªsérie)
  • 2018 – Foz do Iguaçu (Br); Ciudad del Este(Pa); e Puerto Iguazu (Ar) Américas | A tríplice fronteira (2ªsérie)
  • 2018 – Morro da Garça & Cavernas do Peruaçu (MG) A invenção do Brasil | Sertão (1ªsérie)
  • 2018 – Salvador, Santo Amaro e Cachoeira (BA) Projetos de Investigação | Memórias Negras do Recôncavo Baiano
  • 2017 – Natal & Macaíba (RN) Projeto de Investigação | A arte de fazer ciência
  • 2017 – La Paz e Isla del Sol (BOLÍVIA) Américas | Bolívia: difícil de entender, imposible de olvidar (2ªsérie)
  • 2017 – Aldeia Tabaçu e Reserva Jureia-Itatins – Peruíbe (SP) Projeto de Investigação | Núcleo Interagir
  • 2017 – Manaus (AM) A Invenção do Brasil | Amazônia (1ªsérie)
  • 2016 – Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto e Itu (SP) A Invenção do Brasil | Roteiro dos Bandeirantes (1ªsérie)
  • 2016 – La Paz e Isla del Sol (BOLÍVIA) Américas | Expedición a Bolivia (2ªsérie)
  • 2016 – Vale do Paraíba: Piquete e São Luiz do Paraitinga (SP) Projetos de Investigação | Festas e Folias & Mitologias Africanas
  • 2015 – Recôncavo Baiano (BA) Projetos de Investigação | Memórias Negras do Recôncavo Baiano
  • 2015 – Morro da Garça (MG) Projetos de Investigação | Vozes do Sertão 2015 – Córdoba (ARGENTINA) Américas | das raízes coloniais aos desafios contemporâneos (2ªsérie)
  • 2014 – Cusco & Machu Picchu (PERU) Projetos de Investigação | O Mundo de Pachacutec
  • 2013 – Havana (CUBA) Projetos de Investigação | Cuba – A Ilha dos Desafios
  • 2013 – Vale do Jequitinhonha (MG) Projetos de Investigação | Mosaico da Identidade Nacional
  • 2013 – Piracicaba (SP) Projetos de Investigação | A arte de fazer ciência
  • 2012 – Paudalho (PE) – Natal e Macaíba (RN) | Projetos de Investigação | A arte de fazer ciência & Núcleo InterAgir
  • 2012 – Santiago (CHILE) Projetos de Investigação | América Espanhola
  • 2012 – Pantanal (MT) Projetos de Investigação | Poética Pantaneira
  • 2012 – Rio (RJ) - Brasília (DF) Projetos de Investigação | Conexões: Rio – São Paulo – Brasília
  • 2011 – Montevidéu (URUGUAI) Projetos de Investigação | Especulações políticas e filosóficas em terras uruguaias
  • 2011 – Ilhéus (BA) Projetos de Investigação | O Universo de Jorge Amado
  • 2010 – Montevidéu (URUGUAI) Projetos de Investigação | Especulações filosóficas e literárias em terra estrangeira
  • 2010 – Cordisburgo (MG) Projetos de Investigação | O Sertão Roseano

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.