some text
some text

Só que não! Todas as tensões ganham alívio e os mal-entendidos ficam reduzidos a tropeços quando começamos a receber retornos positivos, colaborativos e carinhosos. Seja pela manifestação dos alunos que nos fazem chegar espontaneamente, junto com suas produções, recados afetuosos para o Colégio, dizendo lamentar não poder estar na escola ao lado dos educadores, mas que acreditam que tudo isso vai passar em breve e nos agradecem pelo empenho em manter o contato educativo. Seja pelas tantas propostas e sugestões de familiares que intentam cooperar com nossa apropriação acelerada das linguagens do ensino a distância. Seja no alastramento da solidariedade como a manifestada pelo agrupamento Rosa (vejam a mensagem original abaixo) ao se preocupar com aqueles que mais visivelmente dentro de nosso ambiente são afetados pela suspensão das aulas e precisarão ser ajudados.

Se há um traço ético que caracteriza-nos é o da cooperação, da consideração com o outro, da aderência geral aos princípios do CSD. Nessa perspectiva, podemos tentar ações de maior alcance ainda.
Assim como o pipoqueiro e os cantineiros, há familiares na comunidade que atuam profissionalmente como autônomos e estão tendo seus trabalhos cancelados por tempo indeterminado. Alguns setores, como os culturais, que já vinham sendo desaquecidos pela condução política do país, agora paralisaram.

Não seria hora também de buscar saídas comunitárias para apoiar essas famílias? Leilões virtuais de obras de arte, crowdfunding para sustentar projetos em suporte digital que sejam voltados a quebrar o tédio do isolamento forçado nas crianças e adultos, utilização intensificada do dispositivo exclusivo do CSD que se chama ACHA (acessível em nosso site), sigla para Agenciamento Coletivo de Habilidades, pelo qual é possível cadastrar competências para serem acionadas pela própria comunidade na composição de projetos, prestação ou trocas de serviços – essas são algumas das provavelmente muitas possibilidades de aprofundar a iniciativa que as crianças e familiares do agrupamento Rosa tiveram.

O momento é delicado, mas podemos sair dele (“em breve”, como desejam as crianças que nos escrevem) mais fortalecidos.

Abraços virtuais


Recado do Agrupamento Rosa a toda comunidade do CSD

Como parte integrante dos pais e mães do Agrupamento Rosa, estamos nos falando bastante compartilhando dicas, ansiedades e notícias nesse momento delicado.

E fizemos uma reflexão muito importante ontem: nós teremos um impacto na nossa vida social, mas pelo menos os assalariados formais pouco sofrerão impacto financeiro, mas e a equipe da cantina e nosso pipoqueiro querido Juquinha, que dependem exclusivamente do fluxo dos alunos no CSD para garantirem a renda e o faturamento?

Uma vez que a escola fecha e não temos certeza de quando voltaremos ao normal, eles serão os mais impactados financeiramente.

São pelo menos 5 famílias diretamente afetadas na nossa comunidade (4 da cantina e 1 do Juquinha) e que dependem exclusivamente de nós neste momento.

E gostaríamos muito de ajudar. Então, pensamos que a forma mais fácil e rápida é compartilhar com todos os pais e mães a conta bancária de ambos para transferirmos à eles a quantia que julgarmos relevante (dica: pode ser o quanto nós costumamos gastar semanalmente na cantina e com pipoca - ou realmente o quanto pudermos). Desta forma, acreditamos que eles serão menos impactados e poderão ter mais tranquilidade para passar por esse momento.

CONTA CORRENTE DA CANTINA
Banco Itaú
Ag 9892
CC 22954-4
CNPJ 21.756.163/0001-79
Saads lanches Eireli

CONTA CORRENTE DO JUQUINHA
Bradesco
Ag 0897
CC 0008726-2
CNPJ 11.497.733/0001-08
Julio Cesar Jeronymo

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

CAC e Barulho Bom 2024

 O Grupo VIVER é uma empresa especializada na organização e administração de atividades esportivas e recreativas, focada no atendimento de grupos escolares.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

CAC e Barulho Bom 2024

 O Grupo VIVER é uma empresa especializada na organização e administração de atividades esportivas e recreativas, focada no atendimento de grupos escolares.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.