some text
some text

Quando o som convida ao silêncio: experiências que suspendem o tempo na USINA

Marina Sena

Corpo que arrisca,
Mão que rabisca.
Na ponta dos dedos,
Dedos das mãos, Dedos dos pés;
No ar que se prende,
No espaço onde se suspende,
Suspendem-se
os medos,
os ruídos,
a guerra.
Entre a ordem e o caos,
Entre a certeza e a incerteza,
Entre o permanecer e o cair,
Entre o andar e o voar,
Entre o saber e o desvendar,
Equilibrar.

Rubens Matuck, artista residente no início desse ano no CSD, nos ensinou que a semente concentra a potência da árvore. No Yoga, OM é o som do infinito, a semente de todos os outros mantras, que se revela como a potência do jardim se tornar caminho. Para entoarmos esse mantra é preciso sintonia com o espaço interno que existe em nós, onde o som irá vibrar. Os caminhos percorridos com as propostas de Yoga na USINA atualizam nas crianças a potência de uma tradição milenar que busca educar a atenção do olhar. Com olhos “cristalinos”, as crianças podem se tornar mais disponíveis para perceber o que é novo, encontrar o outro e a si mesmo a partir de lugares não habituais. Cultivar e imaginar jardins como aqueles que Rubens Matuck nos apresentou com sua arte.

A educação das sensibilidades faz parte, portanto, das investigações em Yoga na USINA. Um encontro que tem nos ajudado na composição desse trabalho foi com um instrumento sonoro chamado tigela tibetana. Essa tigela é usada na tradição do yoga e do budismo como um auxiliar para a meditação, e na USINA não foi diferente. Nossa tigela, apelidada carinhosamente por um grupo de meninos como “tigelinha verde”, tomou a forma de um convite-sonoro-ambulante. Quando ela ressoa, temos um sinal, um convite para a organização do corpo e para a escuta, uma preparação para desvelar posturas com força, equilíbrio e concentração.

usina 0031 2019

Gestos delicados que convidam o corpo a vibrar

Foram muitas as indagações a respeito do que é feita a tigela. Vidro? Porcelana? Descobrimos: é de metal! “E quando toca, ela arrepia”, disse Dora, de 4 anos, com a ponta do dedo na tigela enquanto ela ressoava.

Em suas experimentações, as crianças começaram a notar a complexidade implicada nos movimentos simples exigidos para tocar a tigela. Foi preciso perceber necessidade da preensão adequada tanto na tigela quanto em seu bastão, até conseguir fazê-la ressoar e repercutir o som no espaço e até mesmo em regiões, ou paisagens internas. Hoje já se escuta dizer: “quero ficar tocando isso sem parar, me acalma...”

usina 0030 2019

O silêncio concentra a potência do som

A tigela com suas reentrâncias também nos fez o convite para apreciar a pausa, o silêncio, a ação do “não-fazer”. Refletimos e vivenciamos a importância da suspensão do movimento, dos ruídos, e ativamos o pensamento com menos tensão. Ao relaxar buscamos o equilíbrio: yin e yang. Opostos que se complementam, claro e escuro, som e silêncio, movimento e pausa. “Para equilibrar, não pode pesar nem para um lado, nem para o outro”, disse uma criança do 2ºano. Parece que na USINA o equilíbrio é dinâmico, e juntos estamos descobrindo como cultivá-lo.

usina 0032 2019

O som vibra e se ajusta nos detalhes da postura do corpo

usina 0033 2019

Respirar fundo, contemplar o silêncio e buscar outra temporalidade

Descobrir e deixar se desdobrar. Aproximar mundos, formas de expressão e de significação. Trazer à tona os tons que mudam de entardecer para entardecer, valorizando o revelar, que é mutável, efêmero e singular, como palavras ao vento, como a vida e o tempo, OM.

Agosto de 2018

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

CAC e Barulho Bom 2024

 O Grupo VIVER é uma empresa especializada na organização e administração de atividades esportivas e recreativas, focada no atendimento de grupos escolares.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

CALENDÁRIO ESCOLAR 2024

Veja o calendário escolar do Colégio São Domingos.

Leia mais...

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

CAC e Barulho Bom 2024

 O Grupo VIVER é uma empresa especializada na organização e administração de atividades esportivas e recreativas, focada no atendimento de grupos escolares.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.