Séries iniciais

O trabalho nos primeiros anos é marcado pelos processos de apropriação da leitura e da escrita. Para tanto, são considerados os pressupostos do letramento, ou seja, a aprendizagem dessas habilidades está para além do simples esforço para que as crianças reconheçam alfabeto, algarismos e palavras ou desenvolvam motricidade para escrever. O ensino da leitura e da escrita está relacionado às leituras de mundo e reflexões que os alunos são portadores e ao desenvolvimento de seus pensamentos. É dessa maneira que a aprendizagem se torna significativa, prazerosa e favorece a autoestima das crianças que percebem quanto seu repertório pessoal é importante no processo de apropriação de novas habilidades e de descobertas.

Assim, tanto os componentes curriculares quanto a forma como são propostas as atividades aos alunos nesse período são planejados para estimular o acesso a diferentes tipos de textos e de suportes (livros, revistas, tela etc), diferentes linguagens (inclusive numéricas) e relações com todos os campos de conhecimento.

Entre o 3º, 4º e 5º anos, o ensino ocupa-se progressivamente de uma maior sistematização dos conteúdos específicos de cada componente curricular, sem deixar de lado a curiosidade, a investigação e a construção de explicações provisórias. Conhecer e nomear estruturas que constituem modelos explicativos dos fenômenos naturais e sociais, expressar-se e operar numericamente, são algumas das finalidades propostas para essa fase.

Para que os alunos possam, cada vez mais, dar sentidos à aprendizagem, a utilização sistemática de instrumentos de registro é ensinada. A retomada dos percursos de aprendizagem a partir desses registros pessoais permite a reflexão sobre os conteúdos e processos. Disso surgem novas associações, dando origem também a questões originais e inquietações diante do conhecimento.

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah