Contratos didáticos

Desde o primeiro dia de aula, professores e alunos estabelecem relações e firmam compromissos. Os denominados contratos de trabalho são uma forma de marcar que procuramos realizar uma  aprendizagem em parceria, construindo as aulas coletivamente. Para tal, há também uma apresentação do plano de trabalho bimestral: conceitos, procedimentos, atitudes, produções previstas, instrumentos de acompanhamento da aprendizagem, autoavaliações, etc.,  de modo a possibilitar que o aluno participe e se torne co-responsável pelas aulas, pelo espaço coletivo e por sua aprendizagem. 

Projetos interdisciplinares 

Mais do que uma estratégia de trabalho, nos Projetos interdisciplinares a busca pelo enredamento das especificidades de cada disciplina se faz presente de forma criteriosa. Apresentar o conhecimento de forma contextualizada, sem fragmentá-lo, dá aos alunos uma dimensão ampla das informações e das suas relações e permite que as aprendizagens ocorram de maneira mais significativa. Desta forma, o colégio investe em projetos que envolvam diferentes disciplinas a partir de um problema real, concreto, e busca "desvendá-lo" por meio de investigações variadas que perpassem diferentes áreas do saber, bem como produções literárias, experimentações científicas ou sensoriais, artes do corpo, artes plásticas, etc.

Projetos Investigativos

Esta prática parte da curiosidade dos alunos e da premissa de que trabalhar de maneira investigativa, a partir de um bom problema, é uma forma interessante de construir conhecimento. Sem abrir mão do rigor conceitual necessário, do tratamento das informações e metodologias de pesquisa, bem como da estética de suas produções, apresentações, são escolhidos temas de relevância para o grupo e sociedade em geral, como desenvolvimento sustentável, consumo, sexualidade, etc. São aqui trabalhados procedimentos e sistematizações importantes para produções acadêmicas, já preparando o aluno para  as monografias que serão desenvolvidas na 2ª série do Ensino Médio.

Trabalho dos professores tutores

Os professores tutores assumem funções específicas junto ao grupo de alunos de determinado ano, atuando em parceria com a Coordenação no trabalho de gestão de questões próprias de cada classe. Nos 6° e 7° anos ministram também as aulas de Orientação de estudos que além de  apresentar um caráter didático (organização da rotina do estudante, técnicas de estudo, registro, etc),  abordam temáticas relevantes para o coletivo de alunos.

O tutor tem a função de oferecer orientações pontuais frente às questões organizacionais e promover discussões relevantes para que o ambiente de aprendizagem seja estimulante e harmônico. Além disso, acompanha o processo educativo de um grupo mais restrito de alunos, facilita a integração, a recepção dos novos integrantes na turma, fomentando a sua participação nas diversas atividades, aconselhando e orientando no estudo e nas tarefas escolares. Desta forma, está atento às dificuldades de aprendizagem, para propor, sempre que necessário,  adaptações curriculares, em colaboração com os outros professores, coordenação e profissionais especialistas. O tutor promove atitudes pró-ativas, ajudando os alunos a se expressarem, definirem objetivos pessoais, a se autoavalizarem de forma realista e a serem capazes de valorizar e elogiar os colegas. 

Aulas de Orientação de Estudos (OE)

As aulas de OE são semanais e ministradas pelo tutor da sala. Além de trabalhar diferentes instrumentos organizacionais e de estudo, o tutor discute com o grupo práticas e estratégias que facilitem o processo de aprendizagem. É neste fazer cotidiano que os alunos exercitam sua organização, técnica de estudo, registro de autoria e podem fazer os ajustes necessários, em busca de aperfeiçoamento.

Neste espaço também ocorrem momentos em que as relações entre os alunos e destes com o conhecimento são abordadas. Temas como  gestão do grupo, suas relações, práticas,  procedimentos coletivos, são discutidos entre os tutores e coordenação na busca de alternativas para uma educação cada vez mais colaborativa, de um olhar coletivo para a construção de um ambiente produtivo e harmônico. São ainda debatidas situações pontuais, sempre na perspectiva de ajudar os alunos a “alçarem voos” e tomarem nas mãos seu processo de aprendizagem. 

Corpo e Movimento 

A disciplina Corpo e Movimento tem como foco potencializar a capacidade expressiva, comunicativa e relacional dos alunos através da exploração corporal. Trabalhamos a linguagem corporal com exercícios, músicas, jogos, experimentos cênicos, com a proposta de tornar a relação do aluno com seu próprio corpo e com seu grupo mais harmônica, integrada, reflexiva, possibilitadora.   

No período em que esse corpo, em constante transformação, se abre para experiências, nele se delineiam novas marcas, possibilidades. Marcas congeladas, exageradas, pervertidas, felizes, prazerosas, dolorosas, expansivas, expressivas; familiares, culturais, escolares, múltiplas! É na busca de caminhos que ajudem nossos alunos nessa construção/transformação que a disciplina Corpo e Movimento atua, jogando, brincando, experimentando, refletindo, produzindo. 

Monitoria de Inglês

Este trabalho que já ocorre há 9 anos no colégio vem “crescendo” de maneira significativa. No ano passado, tivemos um número recorde de participantes, todos muito empolgados e comprometidos.

Mais de vinte monitores dedicaram-se a estudar semanalmente com colegas de outras séries e segmentos, em sessões de 50 minutos que têm se mostrado eficazes no acompanhamento e desenvolvimento dos alunos que apresentam algum tipo de dificuldade na disciplina. 

O projeto destaca um monitor voluntário para cada aluno indicado pela professora que, por sua vez, oferece o suporte pedagógico necessário aos monitores (encontros, material, orientações, etc). Os horários de estudo são acertados entre o monitor e o aluno e ocorrem semanalmente no período inverso às aulas, sendo a frequência acompanhada pela secretaria.

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