O EM DEBATE é um evento anual realizado pelo Colégio São Domingos desde 2011.  O objetivo deste evento é propiciar aos alunos e professores do Colégio São Domingos a experiência mediada do debate público de temas de relevância contemporânea. O evento também abre espaço, ao longo de sua programação, para manifestações artísticas de matizes diversas e político-filosóficas, favorecendo a livre circulação de ideias e formas de expressão.

 

Em 2011, sob o título “ORIENTE-SE”, debatemos as reviravoltas sociais, políticas e culturais originadas pela Primavera Árabe; em 2012, com o foco voltado para os desafios da sustentabilidade e as controvérsias da ciência no enfrentamento das questões ambientais, realizamos o “SUSTENTE-SE”; na versão 2013, as manifestações populares ocorridas no Brasil, em junho, durante a Copa das Confederações, tornaram-se o tema do nosso EM DEBATE: “MANIFESTE-SE”; em 2014, o conflito na Faixa de Gaza entre Israel e Palestina foi o tema de discussão do EM DEBATE que, sob o título “ENSAIOS DIPLOMÁTICOS”, teve como estratégia de mediação a simulação de uma Assembleia Geral da ONU.

 

Na edição 2015, o EM DEBATE adotou como tema de investigação os Desafios da África Contemporânea: desenvolvimento, sustentabilidade e justiça social. Com esta pauta, nossos alunos participaram, no dia 01 de setembro, no TUCARENA, de um “fórum social” simulado, representando países africanos e protagonizando diálogos e negociações diplomáticas em busca de propostas e convergências para superar os desafios da África Contemporânea. Como fazemos todos os anos, nas semanas que antecedem o evento, organizamos um Ciclo de Palestras com o intuito de prepará-los para participar do debate. Foram, ao todo, dez encontros com professores, pesquisadores e artistas que, em sua trajetória profissional, tiveram experiências significativas em países do continente africano.   

 

Clique no link abaixo para ver a programação completa do evento.

 

EM DEBATE 2015: Desafios da África Contemporânea

Programação

Cartaz

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah