Correm os anos, tudo muda, mas temos sempre a certeza do carnaval. Pode ser cantado, dançado, de fantasia, pode ser de serpentina e confete, mas.... pode ser de mato, pisar em terra molhada, pular ondas, ver, ouvir e cheirar a chuva caindo. Ler um bom livro, dormir, brincar de subir em árvore, ir ao cinema, descansar... Carnavais!

Nos 2ºs anos do Colégio São Domingos, carnaval é tempo de tudo isto e muito mais. É tempo de pesquisar, estudar, aproximar-se desta tradição que é marca de nossa cultura.

Começamos nosso trajeto pelas marchinhas que são fonte inesgotável para nossas meninas e meninos que, encantados e empolgados, constroem e reconstroem suas hipóteses de leitura e escrita. Naturalmente, como pesquisadores que somos, não nos limitamos a isto e assim, por meio de pesquisas pessoais e coletivas, vamos conhecendo mais sobre esta grande festa, de origem bem longe daqui, desde a Grécia antiga e que, quiçá pela força de nossos ritmos e danças, é hoje o maior carnaval do mundo.

Assim, em 2017 fizemos nossa primeira aparição pública! Em dois dias de Estudo de Meio, conhecemos a biblioteca Monteiro Lobato e as origens do bloco de carnaval que nasceu da comunidade que frequenta aquele espaço. Emília e Visconde, Saci, Tia Anastácia e Dona Benta, Rabicó, Narizinho e Pedrinho, a Cuca... Até Mario de Andrade! O Bloco das Emílias e Viscondes nos proporcionou um riquíssimo material de pesquisa, trabalho e vivência! Foi participando de conversas, oficina de produção de acessórios carnavalescos, conhecendo a história da formação do bloco por meio do contato com suas formadoras e moças que tocam na bateria. Hoje moças, há anos atrás foram a primeira turma de crianças a desfilar e até hoje presentes no bloco.

Obrigada às mães e pais que participaram conosco do dia do desfile! E obrigada a todas as famílias pela dedicação e apoio nas pesquisas e confecção de fantasias e adereços para as crianças!

Esta foi uma experiência ímpar e alegre, que aproximou o espírito do carnaval de nossas crianças de forma significativa. Assim, independentemente das vontades de cada família em relação ao feriado, pudemos todos nos aproximar de uma verdadeira festa de carnaval em um grande abraço festivo, cantando a marchinha que aprendemos em um bloco de verdade, pelas ruas de São Paulo!

Vejam, no link abaixo, as fotos generosamente cedidas pelos dois fotógrafos, mãe e pai de alunos nossos, Melissa Guimarães e Marco Carillo.

Clique aqui para visualizar as fotos

 

Profª Brazília Botelho e equipe do 2º ano

 

 

 

 

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah