Nas turmas de 1os anos do Ensino Fundamental I, os temas de pesquisa sempre são grandes pretextos para aprender a ler e a escrever. Os professores estão sempre atentos para descobrir algum assunto que amplie o interesse das crianças, e assim possa conquistar o grupo.

Neste primeiro trimestre, no 1º ano A, acolhemos uma curiosidade de grande parte do grupo e que rapidamente conquistou a todos: pequenos bichos de jardim. Era só aparecer alguma formiga ou maria fedida que todos corriam para observar. Trouxeram bichos de casa para mostrar ao grupo e em poucos dias já tínhamos um acervo de bichos vivos e mortos.

Decidimos então, construir um terrário. As crianças trouxeram muitos pequenos bichos: tatus bola, formigas, aranhas, besouros, marias fedidas. Vasculhamos nos livros, elaboramos listas, confrontamos escritas, e assim foram se tornando sabidos sobre o tema e também sobre a leitura e a escrita.

A visita ao Instituto Biológico, no Museu do Inseto, também foi uma boa oportunidade de aprender sobre bichos que ainda não conhecíamos. A turma ficou muito empolgada!

Nosso estudo também foi importante para resolver uma dúvida que percorria a escola: a colmeia no corredor da sala 24, oferece ou não riscos às crianças? Para responder esta questão, recebemos Waldemar Ribas, apicultor e membro da Associação Paulista dos apicultores de São Paulo. Ele analisou nossas abelhas e chegou a uma conclusão: Jataí! Abelha nativa e sem ferrão. Também respondeu a muitas perguntas das crianças que gostaram muito da visita.

E assim, continuamos lendo e escrevendo!

Profª Bruna 

 

Clique aqui para visualizar as fotos

 

 

 

 

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah