No primeiro semestre de 2017 o Agrupamento Branco demonstrou grande interesse por animais em conversas, brincadeiras, músicas, leituras e tantas outras situações que surgiram em nosso cotidiano.

Ao observarmos tamanha vontade de saber mais e brincar, passamos a propor mais encontros do grupo com animais por meio das artes plásticas, vivências corporais, leituras de curiosidades em textos informativos que foram incrementando repertório e possibilitando abrigar o interesse delas.

Tudo ganhou ainda mais sentido quando recebemos nosso ilustre visitante: Pedrão, o jabuti da família da coordenadora Marcela! Além da presença dele, o Agrupamento Branco precisou lidar com tantas outras pessoas que vieram à nossa sala para saber mais da novidade. Também puderam conhecer mais sobre os jabutis para ter os cuidados adequados e responder a todas as perguntas que quem passava por ali fazia!

 

- Olha! Agora vocês têm uma tartaruga!

- Não é uma tartaruga! É um jabuti, ele vive na terra. A tartaruga é do mar!

 

- O que ele come?

- Essa ração e frutas também, mas não pode ter casca!

 

Pedrão passou boa parte do tempo com frio e bem quietinho e esse também foi motivo de curiosidade e observação do grupo. Era preciso paciência e espera para que ele aparecesse animado outra vez para brincar de túnel!

Bonito ver e acompanhar todo cuidado que a comunidade São Domingos teve com o nosso visitante e a possibilidade de encontros, conversas, relações que ele nos despertou!

Outra experiência deliciosa foi o estudo de meio no Instituto Butantan. O grupo visitou o Museu Biológico onde viu uma grande diversidade de espécies de serpentes, animais de grande interesse para o grupo, além de escorpiões, aranhas, lagartos e uma tartaruga. Puderam então se aproximar de forma mais concreta da diferença entre jabutis e tartarugas. Ainda foram ao serpentário, fizeram um delicioso piquenique e brincaram nos mosaicos!

O semestre se encerra e para celebrar esse encontro com os animais, fizemos uma “Sopa de Bichos”! Começamos montando animais de legumes para brincar e depois de aproveitar bastante, eles foram para a panela!

 

 

Anelise Sampaulo Camurati Ladeira

 

Clique aqui para visualizar as fotos

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah