Nesta semana, alunos do ensino médio vinculados ao projeto de investigação A arte de fazer ciência (sob a orientação dos professores José Matiello, Caio Ferrari e Alaíde Sousa), realizam uma visita de estudos aos Centros de Pesquisa e Ensino que compõem o Instituto Santos Dumont, em Natal e Macaíba (RN).

Embora a iniciativa possa parecer um tanto quanto fora do eixo para os fins pretendidos, as razões científicas que nos mobilizaram a levar um grupo de aproximadamente 25 alunos ao semiárido nordestino são muito convincentes. Há aproximadamente 5 anos atrás, tivemos o privilégio de realizar uma viagem de estudos ao nordeste brasileiro que deixou marcas profundas em nossos alunos e professores. Trata-se da visita que fizemos ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN) e ao Centro de Educação Cientifica Escola Alfredo J. Monteverde (Natal e Macaíba), presididos inicialmente pelo neurocientista Miguel Nicolelis.  À época, tivemos acesso às pesquisas desenvolvidas pelo Instituto, aos laboratórios e, o que foi mais significativo, aos próprios cientistas, que travaram uma conversa franca e aberta com nossos alunos sobre seus experimentos, metodologias utilizadas e seus resultados parciais. Conhecemos também (e nos encantamos) o projeto realizado na Escola Alfredo J. Monteverde (unidades Natal e Macaíba), cujo maior mérito, ao nosso ver, era o ousado e vigoroso esforço de inclusão social de alunos da rede pública por meio da promoção da educação científica.

Neste ano, em razão do interesse manifesto deste grupo de alunos pelas discussões de natureza científica e do nosso corpo docente de ampliar o debate sobre o ensino curricular das ciências no contexto escolar, reacendeu em nós o desejo de “reeditar” nossa visita a um dos mais avançados centros de pesquisas da América Latina e aos projetos sociais de educação científica dele derivados.

 Refizemos nossos contatos com o (agora) Instituto Santos Dumont e Dora Montenegro, diretora dos Centros de Educação Científica (e avó da Julia e do André, alunos do CSD), de forma muito generosa, prontamente se dispôs a nos receber, abrindo para nós a oportunidade de visitar todas as unidades de pesquisa e ensino que compõem hoje o ISD: Instituto Internacional de Neurociência, Centros de Educação Científica Escola Alfredo Monteverde e Centro de Educação e Pesquisa em Saúde.

E lá estamos, com nossos cadernos, lampejos e ensejos.

 

  

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah