some text
some text

Histórias que transbordam na USINA

Priscila Brito e Julio Beltrão

“Mas ainda haveria mais, se possível
(sonhar é fácil, João Condé, realizar é que são elas...):
além dos estados líquidos e sólidos,
por que não tentar trabalhar a língua
também em estado gasoso?!”

Carta de Guimarães Rosa a João Condé

usina 0020 2019

As tardes na Usina são permeadas por narrativas variadas que ganham forma nos percursos das crianças em suas experimentações artísticas e nas brincadeiras e questionamentos infantis cheios de curiosidades. São medos e lendas que tomam conta do imaginário e aparecem em discussões sobre “Onde vivem os monstros” (a partir de um livro que lemos de Maurice Sendak), uma história que faz pensar naqueles medos que muitas vezes nos paralisam e também na coragem como ingrediente das aventuras.

Expedições em busca de animais pré-históricos que misteriosamente aparecem escondidos em nosso Jardim Urupim (nossa horta intergaláctica ocupada com obras do artista Rubens Matuck, que vieram de outros planetas). Histórias do espaço sideral que habitam o imaginário das crianças e são levadas por um foguete, que durante muito tempo do dia disfarça-se de mesa do ateliê, mas precisa dos equipamentos certos para virar uma nave que leva as crianças a galáxias distantes. São deuses, deusas e heróis da mitologia grega que se aventuram nos mares de Poseidon e levam anos para retornar a Ítaca. Castelos onde habitam reis, rainhas e cavalos que não se contentam em estar apenas em um local especifico: tomam conta do espaço com os enredos criados e conectados por fios imaginários, tecidos e... até canos! 

usina 0021 2019

Alô, deixa eu te contar uma coisa?

Essas tantas invencionices são repletas de criações e ressignificações e deixam seus rastros no cotidiano usineiro de tantas formas. Espalham-se. Transbordam, ou como diz uma criança em uma narrativa de show de mágica: “Eu vou me teletransbordar!”. Estas meninas e meninos transbordam com suas histórias e brincadeiras. 

usina 0022 2019

Durante o show de mágica do final da tarde, Helô diz: eu vou me teletransbordar!

A exploração com canos ampliou esse movimento de verter histórias na USINA. As narrativas das crianças de 1º ao 5º ano integradas nunca estão em um só lugar e se espalham, correm intensamente e podem ser ouvidas de bem longe sem que se veja quem está dizendo. A palavra que chega de uma margem à outra sem que se veja quem a está falando.

usina 0023 2019

De uma ponta a outra, de um canto a outro, as histórias transbordam pela Usina

Ora a palavra é gritada num jogo, ora sussurrada no ateliê de criação... 

usina 0024 2019

Palavras desencanadas para o LER: desenhos como linguagem sensível e artística que contam as nossas histórias

usina 0025 2019

Apropriam-se do espaço e fazem com que a palavra tome formas inusitadas, assim como o LOBO que virou BOLO. É a linguagem infantil poética, sensível e brincante que está (e não é) em estado gasoso e que permite transformações e ocupações. Ou  “teletransbordamentos”.

usina 0026 2019

Abril de 2018

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2024

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

ECO 2024

ECO/2024
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 24/02 – das 10h às 14h

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.