No dia 15 de outubro alunos do 8º ano visitaram o projeto Favela Galeria, no bairro de São Mateus (zona leste).

A visita integra um conjunto de saídas de campo planejadas pelo projeto interdisciplinar Culturas da diáspora, que visa aprofundar discussões sobre identidade a partir da investigação ativa de recortes temáticos definidos com os alunos, mobilizando experiências vivenciadas na cidade de São Paulo.

 

Nesta saída, o grupo se deslocou em transporte público até o local acompanhado pelos professores Micael (História), Álvaro (Filosofia), Fernanda (Geografia), Ana Paula (Língua Portuguesa) e Camila (Educação Física). No extenso trajeto pelo bairro, tiveram contato com a iniciativa independente desenvolvida há cerca de vinte anos por artistas locais, observando a interação dos trabalhos com o espaço urbano e discutindo suas conquistas, com a mediação de três integrantes do projeto que acompanharam o grupo. 

 

Ao longo do percurso, os alunos já manifestavam suas impressões. Marcela Chaves (8ºA) ficou impressionada com o empoderamento da mulher negra retratado em diversos grafites. Sofia Lemos (8ºA), por sua vez, destacou a sociabilidade dos moradores da comunidade, onde todos se cumprimentam e interagem na rua. A intensidade das atividades culturais, relatadas pelos participantes do projeto e vivenciada, por exemplo, na ONG São Mateus em Movimento, também chamou sua atenção. "Incrível... uma experiência que só o Colégio São Domingos poderia nos proporcionar", concluiu.

 


Clique aqui para abrir a galeria de fotos

 

Contato

Rua Monte Alegre, 1083
Perdizes - São Paulo - SP

Fone/Fax:
11 3676-0488

Desenvolvido por
logoelfah