some text
some text

Fundada em 1959, a Associação Cultural São Paulo, mantenedora do Colégio São Domingos, é uma organização civil sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é o funcionamento do Colégio São Domingos.

A instância máxima de deliberação da mantenedora é a sua Assembléia Geral de Cotistas, responsável por manter ou reformar os Estatutos Sociais, assim como fiscalizar a obediência a esses princípios; eleger a cada três anos os membros do Conselho Consultivo e da Diretoria Executiva, além de apreciar e aprovar os relatórios anuais e os balanços financeiros.

O Conselho Consultivo é a segunda instância de decisão da mantenedora, responsável por emitir parecer sobre os atos da Diretoria Executiva, sobre seus relatórios e prestações de contas.

A terceira instância de decisão é a Diretoria Executiva, responsável por definir a política de funcionamento financeiro do Colégio São Domingos.

Os membros da Diretoria não podem ser remunerados. São pessoas que prestam esse serviço por um compromisso comunitário de manter o colégio com tais características. Entre as atribuições da Diretoria, encontram-se também a apreciação e aprovação da Planilha Orçamentária do Colégio, aprovação do Relatório Anual e avaliação do desempenho da Direção do Colégio.

A Associação Cultural São Paulo é responsável pela elaboração da planilha orçamentária anual e, desde 1999, esta proposta é analisada e partilhada com o Conselho de Escola, constituído neste mesmo ano. Em um estágio posterior à apresentação da proposta, as providências de execução orçamentária são tomadas, seguidas de um acompanhamento econômico.

A Gestão Participativa e a Transparência têm sido instrumentos e valores permanentes no trabalho da Associação. Isso porque acreditamos firmemente que esse é o melhor caminho para incentivar e apoiar um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens.

Gestão 2024:

  • José Olimpio Cardoso Neto - Diretor Presidente
  • Rebeca Ambra Ciorniavei - Diretora Tesoureira
  • Marcus Vinicius Salles - Diretor Secretário

Direção Pedagógica

Luís Fernando Weffort

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre (2008) em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bacharel (1996) e licenciado (1998) em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH - UNICAMP). Formação artística em Teatro, com habilitação profissional de ator (1999). Foi professor de Filosofia Antiga da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como professor de filosofia no colégio São Domingos, de 2005 a 2012 e coordenador pedagógico do Ensino Médio, de 2013 a 2023. Atualmente, é o Diretor Pedagógico do Colégio.

Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental / Semi-integral (USINA)

Silvana Augusto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutora em Educação na área Linguagem e Educação, Mestre na área Teorias do Ensino e Formação de professores, ambos na FEUSP. Coordenadora pedagógica da Pós-Graduação de Educação Infantil, no Instituto Singularidades. Assessora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Assessora pedagógica de redes municipais de ensino para o segmento de Educação Infantil; desenvolve projetos de formação de equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e professores. Produz materiais de apoio para a formação de professores e é coautora dos livros O Trabalho do professor de Educação Infantil, ed. Biruta; Bem-vindo mundo: criança, cultura e formação de professores, ed. Peirópolis; Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: dez desafios para ensinar, da coleção, Nós da Educação, ed. Ática/Somos; e autora de Ver depois de olhar, a formação do olhar do professor de Educação Infantil para os desenhos das crianças, ed. Cortez.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8132074778018387

3º ao 5º anos do Ensino Fundamental / Semi-integral (USINA)

Wilma de Brito Camargo

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Formada em Pedagogia.
Sempre atou na área de Educação.
Iniciou como professora da Ed.Infantil e fundamental I.
Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo.
Habilitação em Orientação Vocacional pela Universidade de São Paulo.
Pós-Graduada em Psicopedagogia pela PUC-São Paulo.
Atuou como professora em escolas particulares e públicas no ensino fundamental 1 e no fundamental 2.
Lecionou as disciplinas de Filosofia no fundamental I e II e Orientação de Estudos no fundamental I e II.
Revisora de livros paradidáticos para fundamental I.
Autora do livro de Literatura Infantil “Ponto de Vista” – Editora Alameda.
Desde o início de 2013 atua como Coordenadora do Ensino fundamental- 3º, 4º e 5º anos no Colégio São Domingos.

Vice Direção & 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental

Roberta Jung Marcon

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Formada em Pedagogia pela ULBRA-RS, sempre atuou na área de educação. Iniciou como professora de educação infantil, fundamental 1 e depois Ensino Superior para o curso de pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu. Atuou como coordenadora do ensino fundamental e médio e como Diretora de escola. Possui especialização em Psicologia Escolar e Tecnologias da aprendizagem e Mestrado em Educação. Desde agosto de 2010 coordena o Ensino fundamental II- 6º, 7º, 8º e 9º no Colégio São Domingos.

Coordenação pedagógica do Ensino Médio & Comitê de Políticas Antirracistas

Daniel Souza

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutor e mestre em Ciências da Religião, licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Foi Pesquisador Colaborador da UFABC, em estágio de pós-doutorado em Filosofia. É professor convidado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na pós-graduação em "Ciências humanas e pensamento decolonial". Tem textos publicados entre livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Atualmente, é coordenador pedagógico do Ensino Médio e do Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos. Entre 2015-2017 presidiu o Conselho Nacional de Juventude, espaço de participação da sociedade civil junto ao Governo Federal.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do 

Coordenação Administrativa
Maria do Carmo Ferreira 

 

O Colégio São Domingos ocupa uma área total de 4.000 metros quadrados no bairro de Perdizes. Um casarão antigo abriga o setor pedagógico e administrativo da escola bem como alguns espaços de uso coletivo, enquanto as salas de aula situam-se em construções mais recentes. No São Domingos o contraste entre a arquitetura antiga e moderna compõem um ambiente escolar especial.

Além das salas de aula o Colégio dispõe de outros ambientes onde se complementa o trabalho pedagógico:

  • Ateliê de artes
  • Laboratório de ciências
  • Biblioteca
  • Quadras poliesportivas
  • Sala multimídia
  • Sala de informática
  • Pátios

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ousar Educar no Ensino Médio

Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando  Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Ousar Educar no Ensino Médio

Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando  Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.