Crucial para o desdobramento prático dos propósitos educativos defendidos pelo Colégio São Domingos é a adoção da investigação como método de aprendizagem. Para que haja um processo verdadeiramente investigativo é necessário que os problemas não estejam resolvidos de antemão, nem as questões respondidas a priori, caso contrário, torna-se um mero artifício retórico para a confirmação de um saber que já se tinha como certo antes mesmo da investigação ser concluída. Esta suspenção da certeza nos convida a ensaiar o pensamento, a especular ideias, a confrontar hipóteses e... a andar por sendas desconhecidas. E, na condição de educadores, é este o ponto que nos interessa.
É dentro desta perspectiva que temos nos lançado, com grande ousadia, aos estudos de meio. Não para constatar ou comprovar in loco as notícias que nos chegam de livros e revistas especializados, mas para ampliar e problematizar, com os dados da experiência, as discussões históricas, científicas, estéticas e filosóficas que os temas investigados ensejam.
Isto faz com que o nosso propósito de ir a campo ganhe, por um lado, maior dinamismo e autenticidade e, por outro, marca o acento que queremos dar à investigação em detrimento do ensino das coisas conhecidas
Clique nos links abaixo para ver alguns vídeos-documentários realizados a partir de nossos estudos de meio:
Veja, abaixo, alguns dos estudos de campo realizados nos últimos anos:
Este evento tem como objetivo debater questões que permeiam a escolha e o exercício profissional. Nas mesas de debates, participam pais de alunos, ex-alunos e profissionais convidados que partilham as motivações e dúvidas presentes no momento de suas primeiras escolhas profissionais.
Importa-nos que nossos alunos percebam que uma profissão não se define pela simples escolha de uma carreira universitária. Muitos projetos bem-sucedidos de atuação profissional foram, não raras vezes, caprichosamente desenhados por trajetórias aparentemente desconexas (ou, ao menos, nada ortodoxas) e que experiências de formação em áreas distintas podem determinar projetos com muito mais coerência, consistência e versatilidade que outros “milimetricamente” planejados.
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizam, ao longo do ano letivo, pesquisas orientadas em diversas áreas do conhecimento, visando a elaboração de um trabalho monográfico. Além de contar com a orientação específica de um docente do Colégio, os alunos têm, na matriz curricular, aulas de metodologia de pesquisa, que os ajudam projetar os objetivos, os métodos de investigação e as diretrizes conceituais do seu trabalho.
Os trabalhos que se destacam, seja pela consistência teórica, pela originalidade, pela coerência metodológica ou pelo primor estético, são submetidos a arguição de especialistas em bancas públicas, marcando um dos momentos mais significativos da vida escolar dos nossos alunos.
Veja a lista de pesquisas que estão sendo desenvolvidas nesse período (2024). Também é possível acessar os textos monográficos dos últimos anos no site de nossa Biblioteca.